Categories
Sudorese

Como acabar com a sudorese?

Dicas especiais e profissionais ensinam para você técnicas de como acabar com a sudorese nas axilas ou outras partes corporais.

Sudorese protege o corpo de superaquecimento. O ponto central de comutação para regular a temperatura corporal é o hipotálamo.

Quando as aferências termo sensoriais relatam que a temperatura real está acima da temperatura alvo as glândulas sudoríparas são estimuladas.

A evaporação do suor esfria o corpo. Além disso, o alargamento dos vasos sanguíneos cutâneos leva à liberação de calor. A termorregulação é um processo complexo no qual numerosos fatores desempenham um papel.

Mas, se o suor é exagerado existe a necessidade de procurar uma solução antes que a sua reputação seja prejudicada. Abaixo veja alguns conselhos que ajudam a como acabar com a sudorese.

Utilização de antiperspirantes

Os antiperspirantes estão entre as soluções mais efetivas contra suor excessivo. Aplique por 3 dias seguidos nas axilas e fique com a região seca pelos 5 dias posteriores, sem nenhuma gota de suor. Geralmente estas produções possuem cloreto de alumínio na composição.

Iontoforese: Uma solução eletrizante

Se trata do uso da água com choques ao tratamento para hiperidrose. A terapia é  demorada. Inicialmente, deve ser realizada pelo menos de três a quatro vezes por semana.

Demora de 12 a 17 minutos para cada membro. Na fase de manutenção, uma ou duas sessões de terapia por semana podem ser suficientes. Após 11 aplicações a produção de suor se normaliza. O procedimento funciona em 9 de cada 12 pacientes

No entanto, o sucesso terapêutico em geral dura apenas enquanto é usado regularmente. Eritema, queimação e formação de bolhas podem ocorrer como efeitos colaterais.

A iontoforese é contraindicada em pessoas com dispositivo eletrônico implantado, como marca-passo ou implantes metálicos, nos pacientes com arritmia cardíaca e nas mulheres grávidas.

Iontoforese também está disponível para uso em casa, após o início bem-sucedido da terapia na prática médica e a prescrição de um dispositivo pelo médico.

Toxina botulínica

Outra terapia estabelecida para a sudorese é a injeção intradérmica de toxina botulínica que inibe a liberação de acetilcolina das sinapses nas glândulas sudoríparas.

Para inibir produção de suor a toxina botulínica deve ser injetada na pele. São necessárias doze injeções por axila, aproximadamente.

Antes do tratamento, a área deve ser limitada com um teste de amido de iodo. Em até 91% dos pacientes a produção de suor é reduzida após 4 dias. O efeito dura de seis a sete meses – até que surjam novas terminações nervosas. A anestesia não é necessária nas axilas.

Como efeito colateral das injeções nas mãos os músculos podem ficar enfraquecidos. Mas, isso não leva a nenhuma restrição significativa e desaparece dentro de algumas semanas

Em termos de duração e taxa de resposta a injeção de toxina botulínica é superior a outras opções de terapia. Eficaz mesmo com hiperidrose grave.