Categorias
Lâmpadas

Diferença entre lâmpadas led, incandescentes, fluorescentes e halógenas

Entenda uma vez por todas a diferença entre lâmpadas led, incandescentes, fluorescentes e halógenas no artigo.

Entendendo as diferenças entre os principais tipos de lâmpadas é mais fácil para você se decidir sobre qual escolha fazer no momento de ir às compras. Descubra as características das lâmpadas led, incandescentes, fluorescentes e halógenas.

O que é a lâmpada led?

A lâmpada led tem a vida útil muito longa e seu consumo de energia é baixo. Ela não produz UV, ao contrário de outras tecnologias de iluminação.

Porém não devemos deixar de considerar os contras. O preço da lâmpada led é alto. Sua reprodução de cores tem nível médio. Além disso, a luz no tom azul (entre as diversas tonalidades de leds), dependendo da intensidade, pode danificar a retina.

Para funcionar de modo adequado o led trabalha por recombinação de elétrons, produzindo energia na forma de luz, com muito pouca liberação de calor e radiação.

O que é a lâmpada fluorescente?

Tem boa eficiência, embora a lâmpada incandescente tenha uma longa vida útil. O ruim é que contém pós-fluorescentes e um gás baseado em vapor de mercúrio no tubo. Portanto, deve ser tratado como resíduos perigosos em fim de vida útil.

Essa radiação pode ser prejudicial ao corpo humano. A lâmpada fluorescente também libera muito calor.

Funciona com um reator eletrônico cuja função é garantir uma corrente adequada para a iluminação contínua. No tubo, um filamento gera elétrons e cria arco elétrico, eles encontram gás contido via emissor da luz.

O que é lâmpada incandescente?

Um lado positivo é que a lâmpada incandescente pode ser usada em todos os quartos da casa. Se trata de modelos mais barato no mercado brasileiro. Oferece excelente renderização de cores e acende rápido, logo após você ligar o interruptor.

Negativamente, a lâmpada incandescente produz muito calor e pouca luz. Não é nada econômico. Ela tem uma vida útil curta. O funcionamento considera um filamento de tungstênio que emite luz quando elevado à temperatura alta.

O que é lâmpada halógena?

Ela difunde luz de qualidade, com eficiência luminosa superior a lâmpadas incandescentes. Oferece longa vida útil, o que torna possível fazer poupança no longo-prazo.

Não se pode ignorar o fato de que a lâmpada de halogênio também produz muito calor. Consome energia em grandes quantidades. A operação consiste em gás halogênio que gera a formação de vapor de iodo graças a um processo técnico.