Categories
Escolas

Lâmpadas de led para escolas: O que você deve saber

A iluminação desempenha um papel importante nas escolas de muitas maneiras diferentes. Isso pode afetar a qualidade de ensino aos alunos.

Como líder da escola você tem a oportunidade de criar um verdadeiro ambiente de aprendizado através da iluminação led que melhora a produtividade, os níveis de engajamento e o foco na sala de aula.

Como as escolas são classificadas dependendo do desempenho acadêmico e das taxas de graduação, o dinheiro economizado com a instalação de um novo sistema de iluminação também é disponível para iniciativas que ajudam o desempenho dos alunos.

Abaixo veja razões pelas quais você deve começar a investir em leds na sua escola.

Mais saúde ao ritmo circadiano

Ao discutir os benefícios de iluminação led outro tópico importante é o ritmo circadiano, um relógio biológico interno que ajuda o corpo a determinar quando acordar, dormir, se concentrar e relaxar.

Se sua escola usa um sistema de iluminação que não se alinha ao ritmo circadiano natural o ciclo de sono e vigília de alunos ou funcionários pode ser interrompido. Isso afeta a capacidade de concentração.

Em média, hoje os estudantes já dormem duas horas a menos do que no passado. Isso se deve a menor exposição à luz natural e a outros fatores como o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir.

Cientificamente já está comprovado que lâmpadas de led para escola melhoram o ritmo biológico dos alunos.

Qualidade de iluminação com tecnologia de ponta

Muitos estudantes já têm problemas visuais com foco. Uma atualização da iluminação ajuda os alunos a verem com mais facilidade todas as áreas na sala de aula e do resto da escola.

A iluminação fluorescente é o tipo de luz escolar mais comum. Pesquisas da USP indicam que ela incomoda os alunos com autismo.

Autistas são sensíveis ao brilho sutil da luz fluorescente direta que pode causar dores de cabeça, fadiga ocular e aumento do comportamento repetitivo. Leds não piscam quando estão próximos da validade, ótima opção para salas de aula de educação especial.

Mais ânimo em sala de aula

Utilizar o sistema de iluminação correto pode aumentar o foco, ajudar na concentração e relaxamento, melhorando humor e comportamento geral dos alunos. Até a temperatura da cor pode desempenhar um papel enorme na saúde dos alunos.

Temperaturas mais azuis ou frias, que podem ir de 4.101k a até 5.000k, de manhã, podem ajudar estudantes a ficarem mais alertas, auxiliando na cognição mental e capacidade de aprender ou compreender o conteúdo das aulas.

Uma pesquisa da UNICAMP indica que temperaturas frias de cores evoluem o comportamento de estudantes hiperativos ou com dificuldades de aprendizado.

Níveis de luz são importantes. Vários tipos de depressão comuns em ambientes escolares e de escritório são tratados com iluminação forte. Passar muito tempo em uma sala pouco iluminada pode afetar o humor de uma pessoa.

A iluminação led brilhante é muito útil para o tratamento da depressão pois ajuda a incentivar o humor e a positividade sentimental.