Categories
Led

Lâmpadas led x fluorescentes: Quem vence esta batalha?

No conflito para saber qual é a melhor escolha quem será que vence? As lâmpadas fluorescentes compactas ou os modelos de led?

A ascensão de lâmpadas com eficiência energética abriu um novo mundo de opções para os consumidores. Longe vão os dias de ter que se contentar com lâmpadas incandescentes com fome de eletricidade. Hoje, as opções mais populares são lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) e os modelos fluorescentes compactos (CFLS).

Embora ambos os dispositivos sejam mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, a maneira como cada lâmpada produz luz é diferente.

Como funcionam as lâmpadas fluorescentes?

As lâmpadas fluorescentes compactas produzem passando uma corrente elétrica através de um tubo contendo pequena quantidade de vapor de mercúrio e argônio. Isso gera iluminação ultravioleta invisível que estimula o revestimento fluorescente dentro do tubo, criando reação química que gera luz.

Como funcionam as lâmpadas led?

Por outro lado, os leds emitem luz através do movimento de elétrons em um material semicondutor. Quando uma certa tensão é aplicada aos condutores, os elétrons se recombinam com orifícios no dispositivo, liberando fótons para produzir iluminação.

Mais lúmens por menos watts

Um watt é a unidade de energia que quantifica a taxa de transferência de energia.

Com lâmpadas, isso se refere à quantidade de eletricidade que o dispositivo usa para emitir luz. Um lúmen, no entanto, se refere ao brilho de uma fonte de luz percebida pelo olho humano.

Em outras palavras, watts são para eletricidade, enquanto lúmens servem ao brilho.

Os brilhos dos leds possuem eficiência energética superior, exigindo menos watts para gerar a mesma intensidade de luz – às vezes até mais – do que uma versão fluorescente.

Por exemplo, uma versão led de 12w pode ter uma saída de iluminação de mil lúmens com uma eficácia de 80 lúmens por watt.

Por outro lado, uma lâmpada incandescente requer cerca de 20w de potência para produzir o mesmo nível de brilho. Isso significa que, com os leds você obtém suas contas de eletricidade mais baixas e reduz pegada de carbono para ter extremo brilho de iluminação.

Vida útil mais longa

Enquanto muitos fabricantes afirmam que suas luzes led podem durar muito além de quarenta mil horas, o máximo que você terá deve ser vinte mil horas, com o led permanecendo no brilho máximo.

Mas isso ainda é muito impressionante! Considere que se você acendesse seus leds por oito horas todos os dias eles ainda durariam mais de oito anos

Isso significa menos substituições de lâmpadas, o que também reduz a presença das lâmpadas em aterros sanitários ao redor do mundo.

Durabilidade no liga e desliga

Outra vantagem dos leds sobre as lâmpadas fluorescentes compactas é a durabilidade superior, especialmente quando se trata de suportar ciclos liga-desliga.

Embora a alternância constante entre ligado e desligado ainda tenha um impacto na vida útil de um led, não é nada próximo do efeito cumulativo que ele pode ter nas lâmpadas fluorescentes compactas.