Categorias
Led

Vantagens e desvantagens das lâmpadas led

Embora as lâmpadas fluorescentes compactas tenham qualidade as lâmpadas led estão começando a se tornar mais populares no mercado mundial.

Led (díodo emissor de iluminação) é um componente eletrônico que transforma eletricidade em luz. Suas principais aplicações por ordem de importância de mercado são eletrônica móvel, displays, setor automotivo, iluminação e sinalização. Vamos descobrir as vantagens e desvantagens desse tipo de tecnologia.

As lâmpadas de led possuem quais vantagens?

A vida útil é muito maior do que a de outras tecnologias. Até 100.000 horas!  Assim, a compra e troca de uma lâmpada led se torna menos frequente, o que melhora a rentabilidade do investimento.

Há uma eficiência energética excelente. Uma lâmpada led oferece eficiência entre 50 e 90 lúmens por watt. Essa queda de eficiência está ligada em particular ao calor produzido pelos diodos colocados lado a lado na lâmpada.

As lâmpadas led no mercado têm uma eficiência energética muito maior do que as lâmpadas convencionais.

Elas atingem um nível máximo de brilho assim que são ligadas. Na verdade, as fontes de led admitem ciclos frequentes de ligar e desligar. Elas emitem o fluxo luminoso desejado de forma instantânea, o que pode ser vantajoso para aplicações específicas.

Outro ponto interessante é que a compactação dos leds os torna muito interessantes para substituir fontes embutidas em tetos falsos, como holofotes de halogênio.

Módulos leds instalados em uma luminária e que podem integrar eletrônica de controle facilitam a implementação de soluções de gerenciamento de iluminação como detecção de presença ou variação de acordo com a luz do dia.

Operam em baixíssima tensão e até mesmo em baixas temperaturas, o que pode ser uma vantagem para a segurança elétrica da propriedade. Eles são insensíveis a choques, o que os torna mais robustos do que outras fontes de luz. Versões coloridas podem ser usadas ​​para shows de iluminação sem uso de um filtro.

Não contêm mercúrio e são recicláveis ​​como lixo não perigoso, ao contrário das lâmpadas fluorescentes compactas.

As lâmpadas leds possuem quais desvantagens?

A versão de lâmpada led custa caro. Também parece pouco adequada para iluminação de alta potência, em particular ao mercado de iluminação pública, devido a superaquecimento que pode resultar do uso de muitos leds lado a lado. Individualmente aquecem pouco.

Além do consumo de energia em operação, a lâmpada led gera impactos ambientais durante a fabricação e ao final de sua vida útil, embora essa impactação seja inferior se comparar com outras lâmpadas.

Hoje alguns materiais usados ​​para produzir lâmpada led como índio e gálio são considerados críticos porque os recursos estão se esgotando. Não podem ser reciclados.